quarta-feira, 24 de outubro de 2012

Projeto Leitura e Conto de Fadas




PROJETO LEITURA: CONTO DE FADAS....
E.M . “ RECANTO MARIA LÍRIO TALLARICO”
VINCULADA: E.M. ” PROF. BENJAMIM VENTURELLI”
Duração do Projeto: 13/08/12 á 26/10/12
PROJETO LEITURA
CONTO DE FADAS
ERA UMA VEZ...
PROFª ANA ELISA
MATERNAL II 2012

PROJETO LEITURA: CONTO DE FADAS
ETAPA MATERNAL II
ANO 2012
Professora: Ana Elisa
Público Alvo: Alunos da Educação Infantil maternal II, Pais.
- Profissionais envolvidos: Professora: Ana Elisa, monitora: Talita.
- Direção e Coordenação: Marcolina Regina, Maria das Graças, Catarina.
- Supervisão: Elaine Oikawa


Justificativa:
“ Além da diversão e socialização, é importante situar a educação infantil como um espaço que oferece situações que favorece a realização de tarefas evolutivas e educativas importantes”.
Através do Projeto Leitura se pretende que a criança continue a acreditar na fantasia sem se afastar da realidade.
Objetivos:
  • Estimular a criatividade, sensibilidade, curiosidade e imaginação dos alunos;
  • Promover o hábito da leitura;
  • Estimular a linguagem oral;
  • Promover a socialização;
  • Desenvolver o pensamento reflexivo e crítico.

Linguagem Oral e Escrita:

Os três Porquinhos, Chapeuzinho Vermelho, Branca de Neve, Leilão de Jardim.

- Ler as estórias completa dos contos de fadas, entre outros gêneros explorando as imagens;
- Após a leitura, questionar os alunos por exemplo por que os três Porquinhos precisavam de uma moradia;
- Se alguém conhece uma madrasta ( o que hoje é muito comum em nossa sociedade) e assim por diante...
Depois de ouvir as respostas comente que moradia é um importante lugar onde convivemos com nossos parentes e amigos, descansamos, dormimos, comemos, enfim, onde realizamos inúmeras atividades. É um dos primeiros espaços onde aprendemos a conviver em grupo.
- Que madrasta é a segunda mulher do pai ou seja podendo muitas vezes substituir a mãe;
- Falar sobre a importância do trabalho realizado com capricho e dedicação, estimar o valor de ajudar os amigos e ser grato pelo cuidado que recebemos uns dos outros.
- Falar sobre a importância de não conversamos com estranhos ( Chapeuzinho Vermelho);
- A relação das plantas em nossa vida.


LINGUAGEM MUSICAL:

Os Três Porquinhos
Eu conheço os três porquinhos, nhos,
que moravam na floresta  ta ta.....

BRANCA DE NEVE
- Eu vou, eu vou pra casa agora eu vou;
- Trala-lá, trala-lá;


CHAPEUZINHO VERMELHO
Pelo estrada afora eu vou bem sozinha, levar esse doces, para a vovozinha.
- Ela mora longe o caminho é deserto e o lobo mau, passa aqui por perto.


FILME: “ Os três Porquinhos, Branca de Neve, Chapeuzinho Vermelho entre outros....
- Geralmente o enredo do filme é diferente do livro, conversar com os alunos verificando as semelhanças e as diferenças entre o filme e o livro.
Etapas do Projeto: Conteúdo:
- Conhecendo os contos infantis: Os três porquinhos, Branca de Neve, Chapeuzinho Vermelho e outras estórias.
- Assistindo aos contos infantis em DVD e Data Show;
- Uso de avental de estórias;
- Estórias contadas pela professora, monitora;
- Sacola de estória contada pelos pais;
- Musicas: Quem tem medo do lobo mau, Eu vou, eu vou, Pela estrada afora.
- Confecção do livro Os três Porquinhos e Branca de Neve;
- Painel ilustrativo na sala dos Três Porquinhos e Branca de Neve;
- Reconto dos contos pelos alunos com avental de estórias;
- Ensaio do Conto musicado: Os três Porquinhos;
- Plantio de flores;
- Pintura dos personagens Branca de Neve;
- Personagens Branca de Neve e anão para fotos em sala;


DRAMATIZAÇÃO DO CONTO : OS TRÊS PORQUINHOS
  
TEATRO COM FANTOCHE DE PALITO ( CONFECCIONADO PELA PROFESSORA ANA ELISA)




Esta sacola de estória é levada pelos alunos e os pais, tem essa participação,junto com a criança)
PLANTIO DE FLORES ( IDENTIDADE E AUTONOMIA)
CONFECÇÃO DOS VASOS
PERSONAGENS BRANCA DE NEVE E UM DOS ANÕES
   

Eixos Trabalhados:
- Linguagem Oral;
- Arte;
- Movimento;
- Música;
- Matemática;
- Identidade e Autonomia;
- Natureza e Sociedade.
Produto Final do Projeto:
- Apresentação dos alunos nos dias 26 e 27de outubro de 2012 para os pais da estória cantada Os três Porquinhos;
- Diversas atividades desenvolvidas em sala sendo: Livros de estórias, personagens, plantio de flores, reconto de estória pelos alunos.

Nosso Projeto Leitura e Conto de Fadas foi um sucesso, todas as salas participaram, desde o berçário até a  segunda etapa.
Nossa sala teve a apresentação da estória cantada dos Três Porquinhos e a exposição das atividades.

Segue abaixo os anexos do Projeto sendo: Fotos, Vídeo e as atividades.

Observação: A estória cantada dos Três Porquinhos  a música foi retirada  da internet, sendo a coreografia e fantasia  criada pela  professora Ana Elisa.




  
Painel Confeccionado pela professora
  



  




  
Termino do painel na sala , retoques                                  Convite do Projeto Leitura


  

Marca página lembrança do Projeto Leitura                        

  
Painel de fotos dos alunos durante o projeto                     Exposição das atividades do Projeto


  


  
Visita dos alunos a exposição do Projeto


  
Monitora Talita como Lobo e os porquinhos


  
                                                                                       Dia da Apresentação

  

  


  



  

Atividades exploradas em sala.
 





  


  


  




   
   




  



Dia da Apresentação pelos alunos:

3 comentários:

  1. Boa Tarde a todos os colegas do blog, estou em falta com o blog estarei este ano colocando atividades de minha sala Berçário II 2013.

    ResponderExcluir
  2. Segue minha rotina do Berçário II 2013

    ROTINA SALA BERÇÁRIO II 2013

    PERIODO MANHÃ ( PROFESSORA: ANA ELISA/MONITORAS: CAMILA/JULIANA)
    7:30-7:50- CHEGADA DOS ALUNOS;
    7:50-8:30- HORA DAS MAMADEIRAS/CAFÉ;
    - TROCA DAS FRALDAS;
    - MÚSICA COM GESTOS;
    8:30-9:00 – PARQUE/SOCIALIZAÇÃO DAS SALAS/PASSEIO/BRINQUEDOTECA
    9:00-9:30- COLAÇÃO/LANCHE;
    9:30-10:00 ESTIMULAÇÃO/EXPRESSÃO CORPORAL/ATIVIDADES VARIADAS;
    10:00-10:30- ALMOÇO;
    10:30-11:00 HORA DA ÁGUA/TROCA DAS FRALDAS/HORA DA ESTÓRIA;
    11:00-12:30- RELAXAMENTO/REPOUSO

    PERIODO DA TARDE ( MONITORAS: CAMILA/JULIANA)
    12:30-13:00- DESPERTAR;
    13:00-13:30- HORA DAS MAMADEIRAS;
    13:30-14:00- ATIVIDADE DE ESTIMULAÇÃO/HORA DA ÁGUA;
    14:00-15:00- ATIVIDADES RECREATIVAS;
    15:00-15:30-JANTA/SOBREMESA;
    15:30-16:00- HIGIENE PESSOAL/TROCA DAS FRALDAS/HORA DA ÁGUA;
    16:00-16:30- HORA DA ESTÓRIA/DESPEDIDA

    ResponderExcluir
  3. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir