PROJETO LEITURA: CONTO DE FADAS....
E.M . “ RECANTO MARIA LÍRIO TALLARICO”
VINCULADA: E.M. ”
PROF. BENJAMIM VENTURELLI”
Duração do
Projeto: 13/08/12 á 26/10/12
PROJETO LEITURA
CONTO DE FADAS
ERA UMA VEZ...
PROFª
ANA ELISA
MATERNAL
II 2012
PROJETO LEITURA:
CONTO DE FADAS
ETAPA MATERNAL II
ANO 2012
Professora: Ana
Elisa
Público Alvo:
Alunos da Educação Infantil maternal II, Pais.
- Profissionais
envolvidos: Professora: Ana Elisa, monitora: Talita.
- Direção e
Coordenação: Marcolina Regina, Maria das Graças, Catarina.
- Supervisão:
Elaine Oikawa
Justificativa:
“ Além da
diversão e socialização, é importante situar a educação
infantil como um espaço que oferece situações que favorece a
realização de tarefas evolutivas e educativas importantes”.
Através do Projeto
Leitura se pretende que a criança continue a acreditar na fantasia
sem se afastar da realidade.
Objetivos:
- Estimular a criatividade, sensibilidade, curiosidade e imaginação dos alunos;
- Promover o hábito da leitura;
- Estimular a linguagem oral;
- Promover a socialização;
- Desenvolver o pensamento reflexivo e crítico.
Linguagem Oral e
Escrita:
Os três
Porquinhos, Chapeuzinho Vermelho, Branca de Neve, Leilão de Jardim.
- Ler as estórias
completa dos contos de fadas, entre outros gêneros explorando as
imagens;
- Após a leitura,
questionar os alunos por exemplo por que os três Porquinhos
precisavam de uma moradia;
- Se alguém conhece
uma madrasta ( o que hoje é muito comum em nossa sociedade) e assim
por diante...
Depois de ouvir as
respostas comente que moradia é um importante lugar onde convivemos
com nossos parentes e amigos, descansamos, dormimos, comemos, enfim,
onde realizamos inúmeras atividades. É um dos primeiros espaços
onde aprendemos a conviver em grupo.
- Que madrasta é a
segunda mulher do pai ou seja podendo muitas vezes substituir a mãe;
- Falar sobre a
importância do trabalho realizado com capricho e dedicação,
estimar o valor de ajudar os amigos e ser grato pelo cuidado que
recebemos uns dos outros.
- Falar sobre a
importância de não conversamos com estranhos ( Chapeuzinho
Vermelho);
- A relação das
plantas em nossa vida.
LINGUAGEM MUSICAL:
Os Três Porquinhos
Eu conheço os três porquinhos, nhos,
que moravam na floresta ta ta.....
BRANCA DE NEVE
- Eu vou, eu vou pra
casa agora eu vou;
- Trala-lá,
trala-lá;
CHAPEUZINHO VERMELHO
Pelo estrada afora
eu vou bem sozinha, levar esse doces, para a vovozinha.
- Ela mora longe o
caminho é deserto e o lobo mau, passa aqui por perto.
FILME: “ Os três
Porquinhos, Branca de Neve, Chapeuzinho Vermelho entre outros....
- Geralmente o
enredo do filme é diferente do livro, conversar com os alunos
verificando as semelhanças e as diferenças entre o filme e o livro.
Etapas do Projeto:
Conteúdo:
- Conhecendo os
contos infantis: Os três porquinhos, Branca de Neve, Chapeuzinho
Vermelho e outras estórias.
- Assistindo aos
contos infantis em DVD e Data Show;
- Uso de avental de
estórias;
- Estórias contadas
pela professora, monitora;
- Sacola de estória
contada pelos pais;
- Musicas: Quem tem
medo do lobo mau, Eu vou, eu vou, Pela estrada afora.
- Confecção do
livro Os três Porquinhos e Branca de Neve;
- Painel ilustrativo
na sala dos Três Porquinhos e Branca de Neve;
- Reconto dos contos
pelos alunos com avental de estórias;
- Ensaio do Conto
musicado: Os três Porquinhos;
- Plantio de flores;
- Pintura dos
personagens Branca de Neve;
- Personagens Branca
de Neve e anão para fotos em sala;
DRAMATIZAÇÃO DO
CONTO : OS TRÊS PORQUINHOS
TEATRO COM FANTOCHE
DE PALITO ( CONFECCIONADO PELA PROFESSORA ANA ELISA)
Esta sacola de estória é levada pelos alunos e os pais, tem essa participação,junto com a criança)
PLANTIO DE FLORES (
IDENTIDADE E AUTONOMIA)
CONFECÇÃO DOS
VASOS
PERSONAGENS BRANCA
DE NEVE E UM DOS ANÕES
Eixos Trabalhados:
- Linguagem Oral;
- Arte;
- Movimento;
- Música;
- Matemática;
- Identidade e
Autonomia;
- Natureza e
Sociedade.
Produto Final do
Projeto:
- Apresentação dos
alunos nos dias 26 e 27de outubro de 2012 para os pais da estória
cantada Os três Porquinhos;
- Diversas
atividades desenvolvidas em sala sendo: Livros de estórias,
personagens, plantio de flores, reconto de estória pelos alunos.
Nosso Projeto Leitura e Conto de Fadas foi um sucesso, todas as salas participaram, desde o berçário até a segunda etapa.
Nossa sala teve a apresentação da estória cantada dos Três Porquinhos e a exposição das atividades.
Segue abaixo os anexos do Projeto sendo: Fotos, Vídeo e as atividades.
Observação: A estória cantada dos Três Porquinhos a música foi retirada da internet, sendo a coreografia e fantasia criada pela professora Ana Elisa.
Painel Confeccionado pela professora
Termino do painel na sala , retoques Convite do Projeto Leitura
Marca página lembrança do Projeto Leitura
Painel de fotos dos alunos durante o projeto Exposição das atividades do Projeto
Visita dos alunos a exposição do Projeto
Monitora Talita como Lobo e os porquinhos
Dia da Apresentação
Atividades exploradas em sala.
Boa Tarde a todos os colegas do blog, estou em falta com o blog estarei este ano colocando atividades de minha sala Berçário II 2013.
ResponderExcluirSegue minha rotina do Berçário II 2013
ResponderExcluirROTINA SALA BERÇÁRIO II 2013
PERIODO MANHÃ ( PROFESSORA: ANA ELISA/MONITORAS: CAMILA/JULIANA)
7:30-7:50- CHEGADA DOS ALUNOS;
7:50-8:30- HORA DAS MAMADEIRAS/CAFÉ;
- TROCA DAS FRALDAS;
- MÚSICA COM GESTOS;
8:30-9:00 – PARQUE/SOCIALIZAÇÃO DAS SALAS/PASSEIO/BRINQUEDOTECA
9:00-9:30- COLAÇÃO/LANCHE;
9:30-10:00 ESTIMULAÇÃO/EXPRESSÃO CORPORAL/ATIVIDADES VARIADAS;
10:00-10:30- ALMOÇO;
10:30-11:00 HORA DA ÁGUA/TROCA DAS FRALDAS/HORA DA ESTÓRIA;
11:00-12:30- RELAXAMENTO/REPOUSO
PERIODO DA TARDE ( MONITORAS: CAMILA/JULIANA)
12:30-13:00- DESPERTAR;
13:00-13:30- HORA DAS MAMADEIRAS;
13:30-14:00- ATIVIDADE DE ESTIMULAÇÃO/HORA DA ÁGUA;
14:00-15:00- ATIVIDADES RECREATIVAS;
15:00-15:30-JANTA/SOBREMESA;
15:30-16:00- HIGIENE PESSOAL/TROCA DAS FRALDAS/HORA DA ÁGUA;
16:00-16:30- HORA DA ESTÓRIA/DESPEDIDA
Este comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirOla, Está branca de neve com o rosto vazado vcs que fizeram ou compraram? podem indicar local ou passar passo a passo. obg
ResponderExcluirmuito bom esse projeto interdisciplinar.
ResponderExcluirAmei. Era exatamente o que eu estava procurando. PARABÉNS!!!
ResponderExcluirAmei esse projeto. vai me ajudar muito...
ResponderExcluir